
A jogabilidade deste jogo é uma combinação entre um jogo de RPG e um jogo de cartas. Todas as acções que fazes (excepto movimentares-te e saltares) é baseado em cartas (por exemplo, para um ataque físico, magia ofensiva/defensiva, usar itens, summons).
As cartas são numeradas de 0 a 9, e podes apenas derrotar um ataque do inimigo se a tua carta ou combinação de cartas for maior que a dele. A excepção é a carta 0, que pode quebrar qualquer combinação mas também ser quebrada por qualquer carta dependendo de quando a usas. Quanto maior o número da carta (sendo 0 o maior e 1 o menor), maior será o número de Card Points que precisarás para a equipares. Premium Cards não precisam de tantos CP para equipares, mas não as poderás usar outra vez a não ser que uses uma carta que pode restaurar esse tipo de cartas.
Combinando cartas em sets de 3 irá criar ataques mais difíceis de quebrar porque o seu número é maior do que numa carta única. Mesmo assim podem ser quebradas por uma carta 0 se esta for usada no momento certo. Algumas combinações de cartas criam um "sleight", uma combinação especial que cria um poderoso ataque físico, feitiço mágico ou summon. O custo da combinação, sendo ela quebrada ou não (com a excepção das cartas Friends (amigos), que aparecem a certas alturas e permanecem no teu baralho apenas durante as lutas), é a perda da primeira carta da sequência e ela não será restaurada. Enquanto que as combinações são poderosas, elas podem rapidamente esvaziar o teu baralho.
Usando algumas das cartas dos inimigos podem também ter um efeito adicional. Além de receber temporariamente a habilidade especial associada àquela carta, Sora e Riku ficarão também resistentes e fracos ao mesmo tipo de dano, por exemplo, usar uma carta de Axel faz Sora resistente à magia à base de fogo, mas mais fraco à magia à base de gelo.
Outro aspecto único deste jogo é a "synthesis" de novas salas: para avançares pelo jogo, deves utilizar cartas Map que encontraste anteriormente depois de teres vencido uma batalha para criar salas e tudo dentro delas, desde inimigos a itens. Cada carta tem um efeito específico, indo desde a criação de uma sala com mais inimigos ou inimigos mais lentos até salas para gravar e salas de tesouro.
O sistema de cartas de Sora e Riku é diferente. Na história de Sora, tens de obter cartas jogando durante o jogo ou por lojas de Moogles. Em alguns casos tens de conseguir uma carta específica primeiro durante o jogo, antes dela ficar disponível na loja de Moogles. Podes criar um total de três baralhos de cartas desde que esses baralhos não excedam o limite de Card Points (CP) e desde que cada baralho tenha pelo menos uma carta de ataque. Apesar de o jogo de Sora demorar mais do que o do Riku devido ao tempo que demoras a construir o baralho com novas cartas, a eficácia do baralho de Sora depende do seu conteúdo e do inimigo com que lutas.
Ao contrário de Sora, o Riku tem um baralho fechado que não pode personalizar. O baralho depende inteiramente do mundo em que ele está. Riku não pode usar magia, summons, Premium Cards, a maior parte dos itens, e algumas cartas de mapa e inimigos. Apesar de ainda poder combinar cartas, Riku não pode usar "sleights" a não ser que esteja no modo obscuro. As três vantagens que Riku tem sobre Sora é que o Riku pode usar qualquer das suas cartas de inimigos Boss quando ele quiser depois de as ter recebido (as cartas de inimigos não-chefes são temporárias e cada uma só pode ser usada em um mundo), ele restaura as suas cartas mais rapidamente do que Sora e ele pode aumentar o seu poder de ataque em vez de coleccionar cartas de uma nova arma que tenha maior poder de ataque. No entanto, a maior fraqueza de Riku é que ele não se pode curar tão facilmente durante as batalhas, pois apenas a carta Friend do Rei Mickey, a carta do inimigo Search Ghost e a carta do Boss Ooogie Boogie é que podem restaurar HP.
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