14 de nov. de 2009

Novas scans de Final Fantasy XIII na Famitsu: Alexander, Chocobos & Crystarium System!

Era questão de tempo para a Famitsu aprofundar-se, em sua recente edição, nas novidades de Final Fantasy XIII, reveladas nas últimas edições da Shonen Jump. Agora que chegou a hora, informações e screenshots de Alexander, summon de Hope, dos Chocobos, e do novíssimo sistema “Crystarium” aparecem nas scans da Famitsu (ainda traduzimos os pontos mais importantes!) que, apesar de pequenas, exibem muita coisa nova!

Aproveitem as scans e informações:



- Hope & Alexander
Alexander é o summon gigantesco de Hope. Ele usa seus punhos poderosos para atacar os inimigos, mas também é capaz de ataques de longa distância. Parece que ele também possui outras capacidades de transformação, além do “Driving Mode”. A Famitsu constata que ele pode atirar seus punhos como mísseis (ou, talvez, ele transforme seus punhos em canhões).

No “Driving Mode”, Alexander transforma-se em uma fortaleza tão grande que mais parece uma série de torres de castelos conectados, bloqueando uma parte inteira do campo de batalha (a Famitsu realmente diz que a fortaleza cerca o campo). Hope fica em cima de Alexander, dando ordens para atacar com seus canhões.

É fácil saber que o summon Odin transforma-se em um cavalo, e que Brynhildr vira um carro (Apesar de que ninguém imaginava que as irmãs Shiva se transformariam numa motocicleta :X). Okey, mas não tem como Alexander, com forma humanóide, se transformar em uma fortaleza completa, com todas aquelas torres o acompanhando. O diretor de FFXIII, Motomu Toriyama, explicou á Famitsu que, durante a sequência de transformação de Alexander, para seu “Driving Mode”, algumas partes (principalmente as torres) caem do céu e se reúnem para formar a fortaleza.

O conceito por trás de Alexander, segundo Toriyama, é de um “tactical commander” (comandante tático). A decisão de fazer do “Driving Mode”, de Alexander, uma fortaleza, foi feita no intuito de fazer bom uso de seu tamanho. Já Odin é descrito como um “multi-attacker”, Shiva é uma “rapid blaster”, e Brynhildr, uma “gadget master”.

O diretor também revela um grande segredo dos summons de FFXIII. Eles não começarão como seus aliados. Você terá que enfrentá-los em uma batalha legítima, e eles deverão reconhecer seu poder. E isso não quer dizer apenas derrotá-los. Na verdade, se você apenas lutar de forma regular, não será possível vencê-los. Seu objetivo, aqui, é realizar alguma ação que faça com que eles reconheçam você, e o aceitem.

- Chocobos
A última Jump mostrou como são os Chocobos em FFXIII, mas apenas aqueles encontrados em Pulse. Há outro tipo de Chocobo em Cocoon também. Os dois tipos de Chocobos possuem diferentes formas. O que vive em Pulse tem uma aparência selvagem. Eles são robustos e não se parecem muito com os Chocobos que conhecemos nos Final Fantasies anteriores.

A maioria dos detalhes desta edição da Famitsu tratam deste tipo de Chocobo. Você poderá usá-los como meio de transporte em Pulse, mas, segundo Toriyama, apenas depois de um determinado ponto da história. Durante a viagem, o Chocobo poderá sofrer dano caso bata em um inimigo. Toriyama explica que, pelo motivo da vida, lentamente, se recuperar sozinha, será possível andar com o Chocobo continuamente, se você for rápido.

Mas, ainda não temos detalhes, ou sequer alguma confirmação, do possível sistema de escavação (que a própria Jump deu a entender que teria). Apenas sabemos que enquanto você explorar Pulse, um ponto de exclamação, ocasionalmente, irá piscar sobre a cabeça do Chocobo. O que poderia ser a indicação de algum tesouro na área. A revista especula que a ave usará suas garras afiadas para desenterrar esses tesouros.

Diferente dos que vivem em Pulse, o visual do Chocobo de Cocoon parece mais com o design que estamos acostumados a ver. Uma screenshot da edição nos dá um exemplo de um Chocobo de Cocoon: Em uma cena na fazenda de Nautilus Park, na cidade turística de Nautilus. Aqui você poderá encontrar outras criaturas além dos Chocobos. Vanille é mostrada interagindo com uma criatura semelhante a uma ovelha.

Então, qual tipo de Chocobo Sazh carrega em seu cabelo? A revista não dá uma resposta definitiva, mas ainda faltam outras características que diferenciam os Chocobos de Pulse, e de Cocoon.

- Crystarium System
O sistema de evolução de Final Fantasy XIII não faz uso de leveis normais. Você precisará melhorar seus personagens com o novo sistema “Crystarium”. Não eles exatamente, mas seus roles. Os roles são, na verdade, um outro nome para os conhecidos Jobs. Em FFXIII, mudar o role de um personagem dá a ele um conjunto diferente de habilidades Já o Optima é um agrupamento de roles, que pode ser trocado durante as batalhas, mudando as capacidades de sua equipe em um instante.

Para começar a desenvolver seus roles, deve-se selecionar a opção “Crystarium, a partir do menu principal. Isso leva você á uma outra tela, onde são exibidos os personagens, juntamente com os cristais, de diferentes formas, que simbolizam o personagem. Daqui, você seleciona o role que pretende evoluir. Nas screens da revista, temos Lightning com os roles “Attacker” e “Blaster”. Selecione um desses, e você é levado para um gráfico circular, onde é mostrado um monte de cristais, ligados por vários caminhos. Estes caminhos são conhecidos como “Power Lines”. Você desenvolve seu personagem avançando por estas linhas, até alcançar os cristais que correspondem a uma habilidade individual.

Os tipos de cristais incluem novas habilidades, como também mudanças no parâmetro. Algumas habilidades, mostradas nas screens da Famitsu, são: “Thunder”, “Ruin”, e “Fight”. As modificações no parâmetro vêm, exatamente, em três formas: aumento de HP, melhorias no poder de ataques físicos, e nos ataques mágicos. Os “upgrades” são listados como “HP+15”, por exemplo. Cada “Power Line” tem um custo específico de “Crystal Points” (CP) associado. Ganhos no fim de qualquer batalha, o “CP" pode ser considerado o “Exp.” de FFXIII. A quantidade que você irá adquirir desses pontos, em uma batalha, dependerá do tipo, e número, de monstros que você derrotou.

Enquanto a tela de gerenciamento estiver com um brilho chamativo no gráfico, você pode pensar em cada cristal de role como uma árvore, que é desenvolvida com o “CP”. Você será sempre livre para subir, descer, ir para os lados ou voltar em algum ponto da árvore, tridimensionalmente, para explorar novos caminhos (o que é bem mais dinâmico do que o Sphere Grid, convenhamos). Toriyama diz que os jogadores estão livres para experimentarem diferentes maneiras de se desenvolver, na aquisição de habilidades, focando-se em parâmetros, e assim por diante.

Então, podemos concluir que FFXIII tem sim um sistema de levels, mas não para seus personagens, e sim para os roles.

Você aumenta o level de um role, em particular, progredindo através do gráfico do cristal do role, até chegar ao ponto central desse gráfico. O cristal, no momento, faz com que o level do role aumente. Depois, seu personagem move-se para um novo, e superior, nível do gráfico do cristal do mesmo role. Seus personagens também possuem um nível dentro do Crystarium, que aumenta normalmente como parte da história. Conforme Toriyama explicou, o nível do Crystarium serve como um limite para seus roles. Basicamente, o máximo de level que você pode alcançar com um role depende do seu nível dentro do Crystarium.

É, parece muito confuso a primeira vista, mas, quando você estiver jogando, nem vai parecer tanto.

- Curiosidades
Haverá a possibilidade de mudarmos o tempo de Cocoon, usando dispositivos que controlam o clima (como aquele presente em Sanless). Além disso, alguns monstros poderão ser comidos! Não fazemos idéia de como será isso.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário