Plataformas: Nintendo Entertainment System, MSX2, WonderSwan Color, Playstation, Mobile phone, Game Boy Advance.
Lançamento Japonês: 1987 (18 de dezembro)
Lançamento Americano: 1990
O mundo está coberto na
escuridão. O vento parou,
o mar está selvagem
e a terra começa a apodrecer.
As pessoas aguardam...
suas únicas esperanças, uma profecia...
Quando o mundo estiver na escuridão
Quatro guerreiros virão...
Final Fantasy é um jogo baseado no tema do heroísmo e nos leva para um mundo de três continentes, onde quatro grandes heróis serão os personagens principais dessa aventura. Os poderes elementais desse mundo vêm da energia de quatro cristais. Cristal do fogo, da terra, da água e do vento.
Os personagens principais desse jogo faziam parte dos “Light Warriors”. Esses personagens não possuem nenhuma personalidade, diferentemente dos outros jogos da série. Você determinava uma classe para ele, o nome e outras características. O mundo está se tornando um caos. A civilização do oceano teve seu templo destruído. O povo conhecido como Lefenish que usavam o poder do cristal de vento para manter suas estações no céu e as Airships viram seu reino decaírem. O fogo e a terra se transformaram em violentas tempestades, devastando a agricultura da cidade de Melmond. As planícies e as vegetações foram se devastando. Ao mesmo tempo, os cristais da água, vento, terra, e fogo foram se tornando negros, e perdendo seu brilho e sua magia. Tempos depois um sábio, conhecido como Lukahn conta a profecia, em que 4 guerreiros da luz viriam salvar a terra em tempos de escuridão e trevas..
Cada guerreiro carrega consigo um cristal, que agora já não mais possui brilho. Eles chegam em Corneria um reino poderoso. Recentemente o rei teve sua filha Sara seqüestrada por um cavaleiro chamado Garland (que mais tarde seria considerado por Hironobu Sakaguchi como seu preferido). É então que a aventura dos quatro guerreiros começa. Eles têm como missão principal salvar o mundo da destruição e do controle dos quatro demônios liderados pelo terrível Caos.
Depois de salvarem as pessoas do mundo todo, os heróis descobrem a ameaça verdadeira dos quatro demônios liderados por Caos. Eis então que surge o grande mistério, os demônios surgiram na verdade 2000 anos no passado. Os heróis acabam viajando no tempo, e descobrindo a verdadeira identidade de Caos.
O enredo parece muito clichê, previsível e sem atrativos, mas na época em que foi produzido, esse tipo de história era totalmente inovadora. O enredo com viagens no tempo, além de ser novidade, acabou agradando muita gente. Misturava viagens no tempo, destruição do mundo, heróis, tudo de uma forma ainda não explorada no mundo dos games.
O jogo vendeu melhor nos EUA do que no próprio Japão, o lançamento americano tinha gráficos um pouco melhores e foi feito pela própria Nintendo. Também foi lançado uma versa para o MSX2 publicada pela Micro Cabin.Apesar do sucesso ocidental, Final Fantasy só apareceria novamente no ocidente em sua quarta versão, isso porque Final Fantasy foi trazido para os EUA após a chegada da terceira versão japonesa da série.
Final Fantasy foi lançado para diversos sistemas, inclusive o Playstation, e hoje pode até ser encontrados nos celulares dos japoneses que pagam 525 yens mensais para jogar o jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário