Os leitores da IGN perguntaram, e eles responderam; há duas semanas Yoshinori Kitase e Takeshi Arakawa foram promover Dissidia em Londres e a IGN teve a oportunidade de entrevistar os dois grandes talentos da Square Enix, com perguntas feitas pelos leitores. A entrevista envolveu perguntas sobre Dissidia e a série Final Fantasy em geral, as respostas para perguntas como “Qual seu personagem favorito?” ou “Há chance de FFIV e V terem remakes no DS?” você pode ver a seguir:
IGN: Entre Chocobos, Moogles e Espers, quais outras características você acha que definem a série Final Fantasy?
Yoshinori Kitase: Uma das características desta série é o envolvimento dos cristais. As características da série podem ser um pouco vagas a partir deste ponto, então, com um game em particular, Dissidia, nós colocamos os personagens em dois grupos; o lado do mal, Chaos, e o lado do bem, Cosmos. Com esta divisão, o vago conceito da série se torna um pouco mais claro.
IGN: Os jogos de Final Fantasy podem ser muitas vezes bastante diferentes entre si – foi difícil manter o universo coerente?
Takeshi Arakawa: Cada um dos títulos antigos da série Final Fantasy ganhou seus próprios fãs – então, uma das grandes dificuldades deste game em particular era como combinar todos estes games juntos e satisfazer estas pessoas. Todos nós sabíamos que seria um grande desafio.
IGN: É obviamente excitante ver todos os personagens da saga Final Fantasy juntos em um jogo – mas porque pô-los juntos em um jogo de luta?
Takeshi Arakawa: Dissidia foi produzido pela equipe que trabalhou em Kingdom Hearts; quando os jogos de Kingdom Hearts foram feitos, tivemos uma consciência clara de como fazer games de ação, o que era novo para nós. A equipe teve a mesma missão de criar um game de ação, mas com Final Fantasy como tema. Então basicamente Dissidia é um Kingdom Hearts com algumas adições nas batalhas.
IGN: Haverão personagens extras para download em Dissidia?
Takeshi Arakawa: No momento não temos planos em relação a isso, mas como no Japão, iremos fazer códigos disponíveis online; isto continuará.
IGN: Qual é seu personagem favorito da série Final Fantasy, e por quê?
Yoshinori Kitase: Por ter estado diretamente envolvido no desenvolvimento de Final Fantasy VII, eu gosto dos personagens Cloud e Sephiroth.
Takeshi Arakawa: Eu joguei bastante Final Fantasy V, como jogador, em vez de criador, e há um personagem chamado Bartz que é meu favorito.
IGN: Dissidia é o início de uma franquia própria, vamos ver algo parecido no PS3?
Yoshinori Kitase: Não pretendemos de imediato lançar o jogo em outros consoles, em parte porque acreditamos que uma das mais atraentes características deste jogo é o ad-hoc. Mas certamente olharemos com atenção para esta possibilidade.
IGN: Nós vimos Final Fantasy III & IV no DS – alguma chance de Final Fantasy V & VI também aparecerem no portátil?
Yoshinori Kitase: Não temos planos de lançar a 5° & 6° versão, mas me parece uma idéia interessante, então iremos estudar a possibilidade.
IGN: De todos os Final Fantasies, em qual deles você desejaria trabalhar em uma continuação?
Takeshi Arakawa: Final Fantasy IX. Eu estava envolvido na produção; Eu expressei minhas idéias, mas também tive tempos difíceis no processo. E alguns personagens parecem muito... “fanciable” (traduzindo: gostosos no ponto de vista sexual, segundo a gíria britânica lol).
…
IGN: A Fabula Nova Crystallis ganhou sua própria mitologia; ela será expandida futuramente?
Yoshinori Kitase: Como você deve saber a demo foi lançada no Japão, e o game em sua versão final também estará disponível em breve. Versus será lançado no PS3, e Agito para o PSP; como planos para algum filme, não temos nada definitivo agora.
IGN: Como você acha que a demo foi recebida?
Yoshinori Kitase: O único modo para sabermos se foi bem recebida ou não é checando todos os fóruns; julgando pelas opiniões, aparentemente os jogadores gostaram, como também do sistema de batalha. Obviamente a demo é uma versão drasticamente simplificada, mas parece que as pessoas se afeiçoaram a ela.
IGN: Sobre o sistema de batalha; muitas pessoas estão se perguntando por que os combates voltarão a ser em turnos.
Yoshinori Kitase: É um sistema baseado em turnos; entretanto, nós implementamos um novo sistema, onde você deve escolher diferentes tipos de comando para decidir qual ataque será executado. Há algo de tempo-real; o tempo não para enquanto você está escolhendo os comandos. E combinações de comandos podem criar alguns aspectos estratégicos. Então, é baseado em turnos, mas com uma forma nova.
IGN: Nós veremos algum retorno aos padrões clássicos de Final Fantasy?
Yoshinori Kitase: Quando falamos da série Final Fantasy, sabemos que todos os títulos numerados são bem diferentes entre si. Então, FFXIII não tem guerreiros ou magos – é mais um mundo sci-fi – neste sentido há uma mudança drástica entre FFXII e FFXIII. Absolutamente não há como predizer o quê Final Fantasy XIV ou XV irão nos trazer.
IGN: Final Fantasy XI continua ativo – há alguma possibilidade de um outro game online em breve?
Yoshinori Kitase: Não podemos comentar nada sobre isto.
IGN: Várias pessoas perguntaram se a dublagem japonesa estaria disponível na versão ocidental de Dissidia.
Yoshinori Kitase: Pelo motivo da mídia do PSP ser o UMD, a voz preenche muita memória – se quisermos que esta escolha seja disponível, não poderemos colocar isto em um único disco – então, no momento isto não é possível.
...
IGN: Muitas pessoas fizeram a mesma pergunta, de forma definitiva. Uma questão final; um leitor perguntou por que Ultros de Final Fantasy VI não é o protagonista de Final Fantasy XIII.
Yoshinori Kitase: Você deve pedir desculpas a este leitor em especial. Se eu tivesse ouvido esta opinião antes, eu poderia ter feito algo sobre isso! (lol)
Fonte
Nenhum comentário:
Postar um comentário